Lideranças do entorno do Polo Petroquímico irão desenvolver projetos na comunidade

Moradores concluíram capacitação em liderança, que foi promovida pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC)

Lideranças comunitárias, que moram no entorno do Polo Petroquímico do ABC, estão preparadas para desenvolver projetos em atendimento às demandas da comunidade. Elas concluíram capacitação em liderança, que foi realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e promovida pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

Os moradores que participaram da formação integram o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), um fórum de relacionamento permanente entre o Polo Petroquímico e a comunidade do entorno, distribuída entre os municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Parque Capuava e Jardim Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael).

Capacitação – Com seis módulos, que totalizaram 24 horas, a formação apresentou conceitos como comunicação, trabalho em equipe e postura social, a partir de metodologia participativa. Uma tarefa assumida pelos conselheiros foi reforçar a atuação como agentes multiplicadores de conhecimentos nos bairros, como informações nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

O conselheiro João Paulo Pereira, que mora no Jardim Silvia Maria, em Mauá, conta que se sente melhor preparado para atuar como agente multiplicador. “Nós precisamos levar informações para comunidade para esclarecer as dúvidas e lembrar que o Polo Petroquímico reúne indústrias que trazem desenvolvimento, com geração de emprego e arrecadação para a cidade”, afirma.

Além de aprimorar as competências necessárias para a atuação de uma liderança na comunidade, como autoconhecimento e relacionamento interpessoal, a formação habilitou o grupo a elaborar planos de ação para as demandas locais. “A partir de visão sobre as necessidades, eles conseguem propor soluções”, afirma Camila Urfali, instrutora do SESI Mauá.

Na capacitação, as lideranças apresentaram propostas de projetos para aproximar comunidade e indústria, além de melhorar a qualidade de vida nos bairros. “Essa capacitação incentivou o protagonismo dos conselheiros para atuação junto à comunidade e interlocução com o Polo Petroquímico e o poder público”, avalia Francisco Ruiz, gerente-executivo do COFIP ABC.

Para a conselheira Cristiane Dantas, que mora no Parque São Rafael, em São Paulo, a capacitação ampliou a visão sobre as possibilidades de trabalho. “Nós podemos desenvolver diversos projetos na comunidade em parceria com as empresas do Polo”, comenta. Durante a formação, o grupo discutiu várias ações que serão colocadas como pautas nas reuniões mensais do CCC.

Voltar
Estamos esperando por você de Segunda à Sexta Das 8h00 às 17h00
Fone
11 4543.6147
-
- -
Av.Papa João XXIIII, 4170 - Sertãozinho - Mauá/SP Copyright © 2015 AEPIS - Todos os direitos reservados.
Siga a AEPIS Nas redes sociais